CURSO DE FORMAÇÃO: CONHECIMENTOS SOCIOECONOMICOS E CULTURAIS IV
QUESTÃO CONCURSO
Marilda faz questão de exercer o seu direito ao voto nas próximas eleições. Porém, ela possui determinada deficiência que a impede de votar sem o auxílio de outra pessoa. Nesse caso, de acordo com a Lei n2 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Marilda.
Nesse caso, de acordo com a Lei n2 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Marilda
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, devendo ser instaladas seções exclusivas para pessoas com deficiência.
poderá ser auxiliada na votação por pessoa a ser escolhida pelo Presidente da Mesa da Seção Eleitoral respectiva, se este assim considerar necessário, tratando-se de ato exclusivo e unilateral do Presidente.
não poderá ser auxiliada na votação por nenhuma pessoa, tendo em vista que o voto é secreto, mas poderá justificar sua ausência, ficando isenta do pagamento de multa.
tem em seu favor a facultatividade do voto, não podendo ser auxiliada na votação por nenhuma outra pessoa, devendo ser instaladas seções eleitorais exclusivas para pessoa com deficiência, com equipamentos e materiais adequados.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, sendo vedada a instalação de seções eleitorais exclusivas para a pessoa com deficiência.
QUESTÃO CONCURSO
Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
II. Vigilância Alimentar e Nutricional.
III. Organização da Atenção Nutricional.
IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.
V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I, II e IV, somente.
I e IV, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III, IV e V, somente.
QUESTÃO ENEM
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
QUESTÃO
O bioma marinho sofre uma série de interferências negativas. Uma delas diz respeito ao derramamento de petróleo, situação relatada no texto abaixo.
O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México. Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar. Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias. A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.
Disponível em https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/ Acesso em 05 jul. 2019.
Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, identifique as alternativas que expressam uma consequência da poluição no mar por petróleo.
I. Morte de várias espécies de peixes.
II. Elevação da temperatura dos oceanos.
III. Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.
IV. Aumento da taxa de fotossíntese das algas.
V. Morte de aves marinhas.
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, devendo ser instaladas seções exclusivas para pessoas com deficiência.
poderá ser auxiliada na votação por pessoa a ser escolhida pelo Presidente da Mesa da Seção Eleitoral respectiva, se este assim considerar necessário, tratando-se de ato exclusivo e unilateral do Presidente.
não poderá ser auxiliada na votação por nenhuma pessoa, tendo em vista que o voto é secreto, mas poderá justificar sua ausência, ficando isenta do pagamento de multa.
tem em seu favor a facultatividade do voto, não podendo ser auxiliada na votação por nenhuma outra pessoa, devendo ser instaladas seções eleitorais exclusivas para pessoa com deficiência, com equipamentos e materiais adequados.
poderá pedir permissão para que seja auxiliada na votação por pessoa de sua escolha, sendo vedada a instalação de seções eleitorais exclusivas para a pessoa com deficiência.
QUESTÃO CONCURSO
Em setembro de 2006, por meio da Lei nº 11.346, é criado no Brasil o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, com vistas a assegurar o direito humano à alimentação adequada. Quanto às diretrizes que este sistema tem como base, analise os itens seguintes.
I. Promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não governamentais.
II. Vigilância Alimentar e Nutricional.
III. Organização da Atenção Nutricional.
IV. Monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo.
V. Promoção da Alimentação Adequada e Saudável.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
I, II e IV, somente.
I e IV, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III, IV e V, somente.
QUESTÃO ENEM
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
QUESTÃO
O bioma marinho sofre uma série de interferências negativas. Uma delas diz respeito ao derramamento de petróleo, situação relatada no texto abaixo.
O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México. Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar. Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias. A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.
Disponível em https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/ Acesso em 05 jul. 2019.
Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, identifique as alternativas que expressam uma consequência da poluição no mar por petróleo.
I. Morte de várias espécies de peixes.
II. Elevação da temperatura dos oceanos.
III. Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.
IV. Aumento da taxa de fotossíntese das algas.
V. Morte de aves marinhas.
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
I, II e IV, somente.
I e IV, somente.
II, III e V, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III, IV e V, somente.
QUESTÃO ENEM
A urbanização brasileira, no início da segunda metade do século XX, promoveu uma radical alteração nas cidades. Ruas foram alargadas, túneis e viadutos foram construídos. O bonde foi a primeira vítima fatal. O destino do sistema ferroviário não foi muito diferente. O transporte coletivo saiu definitivamente dos trilhos.
JANOT, L. F. A caminho de Guaratiba. Disponível em: www.iab.org.br. Acesso em: 9 jan. 2014 (adaptado).
A relação entre transportes e urbanização é explicada, no texto, pela
predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
QUESTÃO
O bioma marinho sofre uma série de interferências negativas. Uma delas diz respeito ao derramamento de petróleo, situação relatada no texto abaixo.
O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México. Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar. Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias. A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.
Disponível em https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/ Acesso em 05 jul. 2019.
Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, identifique as alternativas que expressam uma consequência da poluição no mar por petróleo.
I. Morte de várias espécies de peixes.
II. Elevação da temperatura dos oceanos.
III. Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.
IV. Aumento da taxa de fotossíntese das algas.
V. Morte de aves marinhas.
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
predominância do transporte rodoviário associado à penetração das multinacionais automobilísticas.
retirada dos investimentos estatais aplicados em transporte de massa.
presença hegemônica do transporte alternativo localizado nas periferias das cidades.
aglomeração do espaço urbano metropolitano impedindo a construção do transporte metroviário.
demanda por transporte individual ocasionada pela expansão da mancha urbana.
QUESTÃO
O bioma marinho sofre uma série de interferências negativas. Uma delas diz respeito ao derramamento de petróleo, situação relatada no texto abaixo.
O maior desastre ambiental envolvendo derramamento de petróleo ocorreu em 2010 no Golfo do México. Uma plataforma de extração de petróleo explodiu, provocando a morte de sete trabalhadores e o vazamento de aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo no mar. Com a explosão, uma das sondas perfuradoras se quebrou, fazendo com que o petróleo vazasse diretamente do solo durante 87 dias. A demora em controlar o vazamento permitiu que mais de 1500 km de litoral fossem contaminados pelo petróleo, o que envenenou e matou milhares de animais.
Disponível em https://blogdoenem.com.br/poluicao-derramamento-petroleo-biologia/ Acesso em 05 jul. 2019.
Baseando-se nos seus conhecimentos sobre o tema, identifique as alternativas que expressam uma consequência da poluição no mar por petróleo.
I. Morte de várias espécies de peixes.
II. Elevação da temperatura dos oceanos.
III. Contaminação de ecossistemas de transição entre o ambiente marinho e terrestre, como mangues.
IV. Aumento da taxa de fotossíntese das algas.
V. Morte de aves marinhas.
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
III, IV e V.
I, III e V.
II, IV e V.
I, II e IV.
I, II e III.
QUESTÃO CONCURSO
No que tange às diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar - SISAN, na Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional - LOSAN (Lei n. 11.346, de 15 de setembro de 2006), assinale a opção CORRETA.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população.
Transparência dos programas, das ações e dos recursos públicos e privados e dos critérios para sua concessão.
Participação social na formulação, execução, acompanhamento, monitoramento e controle das políticas e dos planos de segurança alimentar e nutricional, em todas as esferas de governo.
Integração dos esforços entre governo e sociedade civil na formulação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional.
Universalidade e equidade no acesso à alimentação adequada, sem qualquer espécie de discriminação.
QUESTÃO CONCURSO
A questão a seguir deve ser respondida a partir da leitura do texto.
A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos nacionais e internacionais têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência na escola regular.
Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização dessas pessoas, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade.
(Adaptado. MACIEL, M. R. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva. Vol. 14. 2000.)
“Cabe a todos os integrantes da sociedade lutar para que a inclusão social dessas pessoas seja uma realidade”.
Pode-se inferir desse segmento do texto que
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
o Brasil já obteve notável progresso quanto à inclusão social.
todos os integrantes da sociedade brasileira lutam pela inclusão social.
o Brasil ainda não atingiu o patamar de ser socialmente justo, quanto à inclusão.
todos os membros sociais devem tornar a inclusão uma realidade atual.
a luta pela inclusão social não vai encontrar resistência por parte das autoridades.
QUESTÃO
O SISAN - Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, considera a alimentação adequada como um direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população, levando em conta as dimensões ambientais, culturais, econômicas, regionais e sociais. Para que isto ocorra foram estabelecidas diretrizes para garantir a efetividade do sistema.
Leia as afirmativas a seguir que tratam das diretrizes do SISAN:
I – promoção da intersetorialidade das políticas, programas e ações governamentais e não-governamentais;
II – centralização das ações e articulação, em regime de colaboração, entre as esferas de governo;
III – monitoramento da situação alimentar e nutricional, visando a subsidiar o ciclo de gestão das políticas para a área nas diferentes esferas de governo;
IV – conjugação de medidas diretas e imediatas de garantia de acesso à alimentação adequada, com ações que ampliem a capacidade de subsistência autônoma da população;
V –fiscalização constante da gestão para garantir a execução das ações previstas no orçamento.
São CORRETAS as afirmativas constantes na alternativa:
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
I, III e IV, somente.
II, III, IV e V, somente.
I e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
II, III e V, somente.
QUESTÃO ENEM
Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais -, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”
(T. Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.)
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania:
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.
Estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política e democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
Era entendida como um dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
Tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
Possui um dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
QUESTÃO ENADE
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em: .
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
o domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões.
a solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
o compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
a inserção de um indivíduo nas relações sociais e virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica.
QUESTÃO ENADE
Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.
Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
(TAVARES, E. M. F. Disponível em: http://www2.ifm.edu.br>. Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).
Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.
PORQUE
II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.